Troféus em barro do Prêmio Expocom dispostos em uma mesa

Estudantes da FIC UFG disputam Prêmio Expocom Nacional em 10 categorias

Vencedores da etapa regional premiados em Goiânia concorrem na etapa nacional no mês de setembro em Santa Catarina

Felipe Fulquim e Ana Paula Vieira

Diz um ditado popular do mundo esportivo que vencer em casa é bom, mas vencer fora de casa é melhor ainda. Essa é a expectativa de estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC UFG) que ganharam a etapa Centro-Oeste da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom). A premiação foi realizada dentro da programação do Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realizado em Goiânia de 5 a 7 de junho. Agora, os dez trabalhos da UFG vão disputar a etapa nacional da premiação, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC).

Do curso de Jornalismo, venceram: na categoria documentário, Aja Gangun e a passagem do tempo, do aluno-líder Rafael David Noleto; na categoria roteiro de documentário, Arte urbana e os fazeres que levam ao futuro, liderado por Gustavo Soares Silva e na categoria Revista Customizada, Revista Afrodera, liderada por Yanca Cristina Marques da Cruz.

O curso de Publicidade e Propaganda recebeu quatro estatuetas: na categoria melhor filme de ficção curta-metragem, Cancelado: sobre a espetacularização do “eu” na internet, liderado pela estudante Sarah Vieira Arruda; melhor projeto de comunicação integrada para Reimaginando histórias com a Escriviatto: um planejamento de comunicação, de João Vitor Ribeiro Lima; melhor Campanha Publicitária com Campanha publicitária para Linea Alimentos - Ver além: a integração da Lupa nos produtos alimentícios da marca, de Maria Fernanda Elias Alves e melhor trabalho de fotografia publicitária, com Retrato de uma mulher negra na fotografia publicitária, de Felipe Fulquim.

Três trabalhos do curso de Relações Públicas da FIC também foram premiados: melhor planejamento estratégico de relações públicas ou comunicação organizacional para Planejamento de Relações Públicas para escritórios de advocacia, de Anna Beatriz Pereira de Souza; melhor organização de evento para Jornadas de Capacitação Mutare: os eventos como estratégia de integração e transformação’, de Maria Rita Gonçalves Cavalcante; e melhor projeto de assessoria cultural para ‘RePensando Ações: teoria e prática de Relações Públicas para a transformação social’, de Cleidiomar Martins Costa Filho.

Todos os trabalhos vencedores foram desenvolvidos em grupo e tiveram como orientadores e orientadoras docentes dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FIC UFG.

Etapa Nacional

De acordo com o regulamento da premiação, na próxima etapa o aluno-líder precisará submeter o vídeo de apresentação do trabalho para a Etapa Nacional, seguindo calendário próprio ainda a ser divulgado pela Intercom. Um júri virtual, composto por avaliadores não classificados nas modalidades a serem avaliadas, vai apreciar o relatório e o produto. Na sequência, eles avaliarão o vídeo de apresentação do trabalho. Segundo as regras, os critérios avaliados serão: a) experimentalismo do produto; b) qualidade técnica do produto; e c) consistência teórica e coerência do conteúdo do relatório.

Segundo registros de vencedores nacionais listados em seu site oficial desde 2012, trabalhos da FIC UFG foram premiados em 2019 nas categorias Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão, com Acolá, um ser-tão, da aluna-líder Amanda Oliveira Costa e na categoria Produção multimídia, com o trabalho Introvertendo: Um podcast onde autistas conversam, do aluno-líder Tiago Florêncio de Abreu. A premiação ocorreu no 26º Prêmio Expocom, durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal do Pará, em Belém (PA). Em 2010, em Caxias do Sul, foi premiado também na modalidade Jornalismo Digital o site do projeto “Trombas e Formoso: a Vitória dos Camponeses”.

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ocorre desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

Intercom premia trabalhos da UFG

Estudante premiada na modalidade Revista