Grupos de trabalhos

GT01 Cinema e Audiovisual: análise fílmica e estilo cinematográfico
Carolina de Souza Verri e Thiago da Silva Rabelo

O GT Cinema e Audiovisual: Análise Fílmica e Estilo Cinematográfico tem como objetivo
reunir trabalhos de pesquisa que empreguem a análise fílmica como abordagem metodológica para
o estudo de questões estilísticas no cinema, televisão, vídeo, streaming e mídias digitais,
interessando-se por recursos como mise en scène, direção de fotografia, direção de arte, som e
montagem. Compreendemos que a análise fílmica permite estudar tais recursos de modo a ampliar
o conhecimento sobre a práxis cinematográfica e audiovisual, contribuindo para o campo da
Comunicação ao investigar de que modo ideias são concebidas e disseminadas por produtos
culturais do tipo. As contribuições poderão usufruir das diversas abordagens de análise fílmica
existentes, permitindo, inclusive, que se leve em consideração questões referentes a contextos
históricos e tecnológicos de produção e também características de gênero próprias do objeto de
estudo escolhido. Vale ressaltar que o GT permite ainda a submissão de análises voltadas a ficções,
documentários e obras experimentais, ampliando a discussão acadêmica sobre como o trabalho
realizado por profissionais do cinema e do audiovisual é capaz de influenciar a área de estudos
fílmicos.

 

GT02 Comunicação Antirracista e Pensamento Negro
Valmir Teixeira de Araújo e Luciene Dias

O Grupo de Trabalho Comunicação Antirracista e Pensamento Negro tem por objetivo
possibilitar análises das diversas produções midiáticas, em articulação com os estudos de
comunicação antirracista e pensamento negro. O GT se propõe a discutir racismo e antirracismo a
partir dos atravessamentos de classe, gênero e sexualidade, além de outros marcadores sociais da
diferença, buscando uma comunicação que respeite a cidadania e os direitos humanos. O intuito é
analisar criticamente as práticas comunicacionais comerciais e hegemônicas, bem com as iniciativas
independentes e contra hegemônicas, com atenção para as relações entre comunicação,
tecnologias da informação, racismo e práticas antirracistas. Temáticas de Interesse do GT
Comunicação Antirracista e Pensamento Negro: Imprensa negra, comunicação antirracista e
ciberativismo; Comunicação periférica, quilombola, indígena e de resistência; Representatividade
racial no jornalismo, relações públicas, publicidade, cinema e audiovisual; Racismo algorítmico,
desinformação, racismo religioso e discursos de ódio racial; Políticas de comunicação racial, ações
afirmativas e cotas raciais; Pensamento negro, necropolítica e epistemologias antirracistas;
Feminismos negros, identidade, diversidade sexual e de gênero.

 

GT03 Comunicação e Ciência
Jeferson Boldrini da Silva e Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini

Discussão e reflexão crítica sobre o conhecimento científico e sua interface com a
comunicação. Processos constitutivos da comunicação e sua relação com a ciência. Comunicação
pública da ciência. Comunicação científica. Divulgação Científica. Jornalismo Científico. Produtos e
representações midiáticas relacionados a Comunicação Científica, Educação Científica, Divulgação
Científica e Jornalismo Científico em mídias ou redes sociais. Circulação da comunicação e
informação científica. Desinformação no contexto da ciência. Observações, identificações e análises
de notícias sobre ciência, tecnologia e inovação. Papel social das atividades de divulgação da ciência,
tecnologia e inovação. Análises sobre a produção científica na área.

 

GT04 Comunicação e meio ambiente
Barbara Argolo Soares e Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini

Interfaces entre comunicação e meio ambiente. Silenciamento de pautas ambientais. A
noticiabilidade e a comunicação ambiental. Meios de comunicação e o meio ambiente. As vozes da
comunicação ambiental e seus efeitos. A interdisciplinaridade na comunicação ambiental. A
comunicação ambiental e suas potencialidades no enfrentamento dos dilemas socioambientais.
Comunicação ambiental e questões relacionadas ao risco. Mudanças climáticas e a comunicação
ambiental. Os desafios da comunicação ambiental. Desafios da cobertura ambiental. O papel da
comunicação ambiental na sustentabilidade. Cobertura de Políticas Ambientais. Papel e
potencialidades da comunicação ambiental. Epistemologia da comunicação ambiental. Visibilidade
e percepção dos riscos ambientais.

 

GT05 Comunicação, espiritualidade e religiões
Paulo Afonso Tavares e Sandra Catharinne Pantaleão Resende

O GT propõe-se a explorar a intersecção entre comunicação e a vivência religiosa,
enfatizando como as práticas espirituais e as instituições religiosas são mediadas, representadas e
vivenciadas através dos sistemas de comunicação na sociedade contemporânea. O GT se debruça
sobre diversos aspectos que englobam a comunicação e a cultura religiosa, abordando os estudos
de comunicação diante dos processos e instituições religiosas, especialmente no contexto brasileiro
e, de forma mais focalizada, no estado de Goiás. Este GT busca reunir pesquisadores, estudantes e
profissionais interessados em aprofundar o entendimento sobre como a comunicação molda e é
moldada pelas experiências religiosas e espirituais, promovendo um espaço de reflexão crítica e
interdisciplinar sobre os desafios e as possibilidades que emergem na interface entre comunicação,
espiritualidade e religiões. Ao fazer isso, espera-se não apenas contribuir para o avanço acadêmico
nessas áreas, mas também fornecer insights relevantes para a prática comunicativa em contextos
religiosos e espirituais, assim como para a compreensão da complexa teia de relações que
caracteriza a sociedade contemporânea.

 

GT06 Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Lutiana Casaroli e Daniele Lima da Silva

O GT de “Comunicação Organizacional e Relações Públicas” traz como tema principal os aspectos
teóricos e práticos que circunscrevem a comunicação em organizações. Tem como objetivo geral
discutir como os profissionais de comunicação compreendem a gestão da comunicação nas
organizações. Aceita trabalhos em: Planejamento em comunicação organizacional. Ensino e
pesquisa em Comunicação Organizacional. Estratégias de relacionamentos entre as organizações e
seus públicos de interesse. Identificação de públicos, formação da opinião pública e interfaces com
a sociedade. Cultura e comunicação organizacional. Práticas comunicativas no ambiente interno das
organizações. Discurso, linguagens e mídias em Comunicação Organizacional. Imagem
organizacional como reflexo das estratégias de comunicação. Identidade organizacional. Branding.
Visibilidade midiática e comunicação organizacional. Storytelling. Comunicação organizacional e
marketing.

 

GT07 Comunicação Organizacional e Relações Públicas Digitais
Mariana Carareto e Daiana Stasiak

O Grupo de Trabalho Comunicação Organizacional e Relações Públicas Digitais tem como
proposta estabelecer um espaço de discussões relacionadas às transformações, impactos e
possibilidades interacionais proporcionadas pela internet nos relacionamentos organizacionais
diante do contexto da sociedade em midiatização. O objetivo é promover um diálogo sobre as
atividades de pesquisa na área com enfoque em estudos das estratégias de comunicação realizadas
pelas organizações na ambiência da internet, uma mídia que transformou as formas de visibilidade,
interação e configura-se como um espaço capaz de gerar sentidos e transformar as ações e
representações sociais entre sujeitos e organizações. A importância das pesquisas específicas nesta
área destaca-se devido ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação que
caracterizam uma ambiência com inúmeras possibilidades de interação, nas quais sujeitos em
comunicação hibridizam-se em suas funções. Esse contexto traz a necessidade de discutir a
materialidade de novos tipos de estratégias de comunicação, que se manifesta nas teias da rede,
está presente nas práticas cotidianas da atividade de Relações Públicas e reconfigura as lógicas de
produção de sentido entre as organizações e seus públicos.

 

GT08 Comunicação, Política e Cidadania
Vinicius Souza e Grazi Maria Godwin

A proposta de GT visa abarcar trabalhos que discutam as intersecções entre Comunicação,
Política e Cidadania. Os trabalhos para o GT devem contemplar especialmente, mas não
exclusivamente, temas como Crítica da Mídia; Processos, Práticas e Narrativas Midiáticas;
Comunicação e Gênero; Raça, Diversidade e Colonialismo/Decolonialismo; e Democracia, Mídia e
Política. Serão aceitos artigos e ensaios acadêmicos (inclusive audiovisuais), analisando, explicando,
mostrando, demonstrando, elencando, catalogando etc., ações, produtos, metodologias e práticas
nas mais diferentes mídias, tanto analógicas como digitais. Ficções, propagandas, documentários,
reportagens e cases de ação midiática direta sobre comunidades, entre outros, podem ser objetos
das pesquisas. Tanto metodologias consagradas como inovadoras, terão espaço no GT, assim como
autores e autoras clássicos e contemporâneos/as.

 

GT09 Comunicação pública, científica e institucional
Gisele Pimenta de Oliveira e Gabriela Marques Gonçalves

Discutir estudos, experiências e políticas relacionadas à comunicação pública e sua
interface com a promoção da cidadania, democracia e direitos humanos; garantia à pluralidade,
diversidade, acessibilidade e inclusão; incentivo à participação social; fortalecimento dos
mecanismos de transparência e controle social; tecnologia e inovação; e democratização do
conhecimento. Engloba investigações e práticas sobre o tema em organizações públicas,
governamentais, privadas e do terceiro setor, bem como análises de políticas e estratégias de
divulgação científica, em geral, ou sobre o campo dos veículos públicos de comunicação, em
específico. Incentiva-se também recortes de gênero, classe, raça e sexualidade sobre o assunto.

 

GT10 Estudos da Comunicação
Intercom

Este GT tem como objetivo receber as pesquisas que não se enquadrem nos demais GTs
propostos para o Intercom Centro-Oeste 2024. Desse modo, acolhe trabalhos que abordem
temáticas relacionadas à qualquer área, disciplina e/ou abordagem teórico-conceitual do campo da
Comunicação. Os trabalhos aprovados serão agrupados por aproximação para a formação das
sessões de apresentação de trabalho durante o congresso.

 

GT11 História da Comunicação e do Jornalismo no Centro-Oeste
Rosana Maria Ribeiro Borges Mario Luiz Fernandes

O objetivo geral do Grupo de Trabalho é debater estudos sobre a história da comunicação
e do jornalismo no Centro-Oeste brasileiro. Nesse sentido, se propõe a acolher pesquisas
relacionadas à História Cultural da Comunicação e do Jornalismo no Centro-Oeste. Como
desdobramentos, interessa também estudos acerca dos veículos de comunicação e de jornalismo e
a construção material e simbólica das sociedades do Centro-Oeste brasileiro em diferentes tempos
históricos. Do mesmo modo, os significados e a historicidade da Comunicação no Centro-Oeste e
suas correlações com a sociedade, a cultura e as existências também são assuntos de interesse do
Grupo de Trabalho, proposto por pesquisadores do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de
Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

GT12 Identidades de gênero, sexualidades e raças
Lucas Lima Jansen e Liliane Maria Macedo Machado

Em alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das
Nações Unidas (ONU), notadamente os objetivos 5, voltado à consecução da igualdade de gênero e
ao empoderamento de todas as mulheres e meninas, e o objetivo 10, que preconiza a redução das
desigualdades, torna-se fundamental o aprofundamento das investigações na área da comunicação,
especialmente no que tange às dinâmicas midiáticas relacionadas às identidades de gênero,
sexualidades e raças. Nesse sentido e sob uma perspectiva interseccional (Crenshaw, 1989), o GT
recebe propostas de trabalho que tenham como objeto produtos jornalísticos, anúncios
publicitários e de propaganda, produções audiovisuais que estejam relacionados às pautas de
gênero, sexualidades e/ou raças.

 

GT13 Imagens e Narrativas
Thátilla Sousa Santos e Letícia Benevides Araújo Almeida

O Grupo de Trabalho Imagens e Narrativas pretende pensar sobre as imagens em suas
variadas formas (cinema, animação, séries, novelas, fotografias, quadrinhos/mangás, poemas,
clipes de músicas, pinturas e qualquer outra expressão imagética), as narrativas que as atravessam
e seus desdobramentos socioculturais, através de abordagens plurais, que tocam as imagens em si,
a produção, a recepção e/ou a circulação das obras imagéticas. A partir dos rastros, frestas, cinzas,
afetos, sensações que as imagens sugerem, o GT propõe articular teorias, estratégias
comunicacionais e subjetividades que pensam as imagens considerando olhares diversos e
decoloniais. O recorte proposto pretende debater, criar vínculos e propiciar afetos através das
imagens. Assim, os temas de interesse são: produções audiovisuais; gêneros ficcionais e estratégias
narrativas; processos de significação, interpretação e produção de sentido das imagens; estudos de
gênero e raça a partir das imagens; modos de recepção cinematográfica e espectatorialidade; afetos
e vínculos através das imagens.

 

GT14 Jornalismo e a cobertura de conflitos contemporâneos
Vinícios Martins do Vale e Karine Rodrigues de Carvalho

No Grupo de Trabalho Jornalismo e a cobertura de conflitos contemporâneos, os diversos
modelos de análise tratam da produção, circulação e/ou recepção da informação jornalística,
transmitida nas diversas plataformas, sob a ótica da Doutrina Militar. O grupo tem como proposta
realizar a reflexão crítica sobre o emprego do jornalismo como um instrumento de obtenção de
vantagem militar, conforme expresso em manuais, documentos e discussões doutrinárias em
publicações militares nacionais e internacionais. Buscando interlocução junto à área do
conhecimento militar, o objetivo é exatamente buscar convergências e divergências entre os
diversos conceitos teóricos do jornalismo e da doutrina militar, enfatizando a aplicabilidade desses
conceitos na cobertura de guerra no século XXI. Considerando o contexto atual de grande
instabilidade geopolítica e de multiplicação dos conflitos militares, além do acelerado
desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), procura-se verificar como
empresas jornalísticas e agências de notícias, nacionais e internacionais, realizam a cobertura dos
conflitos contemporâneos, como elas influenciam em seus desdobramentos e o modo como as
informações são tratadas a fim de destacar determinadas narrativas, além de analisar o fenômeno
da desinformação produzida nessas coberturas.

 

GT15 Mercado de Trabalho em Comunicação
Adriana Teixeira de Moraes e Bernadete Coelho Sousa

Este GT destina-se à apresentação e discussão de pesquisas que tenham como objeto o
mercado de trabalho em comunicação. Os estudos podem focar nas transformações das relações
de trabalho, competências e habilidades emergentes, novas funções desempenhadas pelos
comunicadores, práticas contemporâneas nas áreas de jornalismo, publicidade e relações públicas.
Ainda se propõe a discutir a interface com as novas tecnologias e ferramentas da comunicação que
permeiam o trabalho dos comunicadores profissionais em geral. Também se interessa pela análise
crítica dos currículos em comunicação ofertados pelo Ensino Superior do ponto de vista dos
afastamentos e aproximações da lógica de mercado, as questões éticas que emergem nesse
contexto e os componentes históricos que nortearam o mundo do trabalho em comunicação.

 

GT16 Narrativas, Sociedade e Tecnologia
Luiz Carlos Siqueira Filho e Maria Aparecida Rodrigues

Consideração recorrente a respeito da arte contemporânea é a de seu caráter híbrido. A
expansão de canais midiáticos, impulsionados por transformações tecnológicas, possibilitou às
expressões artísticas novos formatos, uma nova relação entre público, suporte e produtor, e a sua
reflexão em inúmeras plataformas da internet: blogs, redes sociais e YouTube. Observa-se uma
produção artística fruto do cruzamento entre distintos códigos e suportes, viabilizados pelas
tecnologias digitais, por vezes movimentando as fronteiras entre o real e o ficcional. As questões
suscitadas a partir da relação entre narrativas, sociedade e tecnologia são amplas: Como as
narrativas contemporâneas dialogam com a tradição? Que papel está destinado ao público? De que
maneira a produção artística apreende a realidade ou hiper-realiza a sociedade? Este grupo reúne
pesquisadores com intuito de discutir questões concernentes à sociedade contemporânea simulada
no fazer artístico de agora...agora e aceita estudos com distintas perspectivas teóricas e críticas, em
temáticas como: produção, circulação e recepção de narrativas contemporâneas; audiovisual,
diversidade de gêneros e novos formatos; narrativas do eu; narrativa e inteligência artificial;
experiências imersivas; narrativas e consumo. Busca-se produzir discussões trans e
interdisciplinares, contribuindo com as reflexões e análises dos participantes.

 

GT17 Uso da IA como ferramenta estratégica de Campanhas: Planejamento, Criação e Mídia
Patricia Quitero Rosenzweig e Thiago Augusto Narikawa

A investigação acerca do uso da Inteligência Artificial (IA) como instrumento estratégico de
Comunicação é de suma importância na contemporaneidade. Cada vez mais presente em variados
domínios da sociedade e compreender seu impacto e possibilidades é essencial para profissionais.
A IA proporciona uma série de vantagens para a comunicação estratégica. Uma delas é a habilidade
de processar grandes volumes de informações em tempo real, o que permite aos profissionais
identificar tendências e padrões de comportamento do público-alvo. Com base nessas informações,
podem ser elaboradas estratégias de comunicação personalizadas. Ela é capaz de analisar dados das
redes sociais, discernir opiniões e sentimentos dos usuários e oferecer percepções valiosas para a
tomada de decisões que podem auxiliar na compreensão do comportamento do público,
possibilitando a criação de campanhas direcionadas e eficazes. Outro aspecto é a automação de
tarefas repetitivas através da IA. Tal medida possibilita o foco em atividades mais estratégicas e
criativas, gerando eficiência e produtividade para as equipes. Desafia a forma como nos
relacionamos com as informações e pode apoiar na criação de chatbots, popular em estratégias de
atendimento ao cliente. Assim, compreender as possibilidades e limitações dessa tecnologia é o
passo inicial para manter-se atualizado no cenário digital e interconectado.

 

GT18 Usos Sociais da Mídias, Imagens e Internet
Beatriz de Almeida Prado e Luana Cavalcante Lima

A análise dos processos que regem a interação entre a sociedade e os meios de
comunicação visa investigar as diversas etapas envolvidas na circulação e recepção de mensagens
em contextos analógicos e digitais. Tendo em vista que, no contexto atual, as imagens têm sido
amplamente utilizadas para a propagação de tais mensagens, os eixos de investigação deste GT
incluem: a) processos de circulação de imagens e produção de sentido; b) construção do imaginário
a partir das redes sociais; c) construções sociais sobre corpos e corporalidades produzidas em
plataformas digitais; d) articulação e mobilização de movimentos sociais online; e) os usos sociais
das mídias por cidadão e pelo poder público produzidos a partir das dinâmicas entre as esferas
online e offline. Destaca-se portanto a importância de relatos de pesquisas teóricas,
epistemológicas e empíricas que abordem as articulações entre produção, circulação e recepção no
âmbito dos processos comunicacionais.